Moradores de Rua e Seus Cães

Uma cena do dia a dia, principalmente de cidades grandes: moradores de rua cercados de seus fiéis companheiros, os cachorros.

Um universo sempre visto da janela do carro e nunca visto tão de perto, que despertou a curiosidade e o encantamento de um especialista em fotografia animal. Edu Leporo decidiu conhecer a realidade deste cenário e deu vida um lindo projeto que retrata o dia a dia dos moradores de rua e seus cães.

 O projeto virou um livro com 19 histórias e através de fotos e relatos consegue mostrar toda emoção e todo amor entre o ser humano e o animal através dos olhos, momento e suas histórias únicas.

“Sempre me encantou os animais, em especial os cães, pelo olho no olho, a sua fiel amizade pelo homem, seja ele um rico amo, até mesmo um humilde carroceiro pelas ruas” Edu Leporo.

“Sempre me encantou os animais, em especial os cães, pelo olho no olho, a sua fiel amizade pelo homem, seja ele um rico amo, até mesmo um humilde carroceiro pelas ruas” Edu Leporo.

 

Impossível não folhear as páginas do livro e não se emocionar com tanto amor e pureza dos sentimentos verdadeiros dessa relação homem e animal. Um amor que vai além, uma amizade única e sincera.

Muitas vezes, diferente do que algumas pessoas pensam, Edu compreendeu que esses animais de ruas são muito bem tratados e amados, e são felizes ao lado de seus donos. Em diversos casos os moradores de rua deixam de se alimentar para oferecer comida aos seus cachorros.

Alguns desses moradores de rua possuem até mais que um só companheiro. Como a história de Ricardo, que vive com Elis e Madonna no vão do MASP, na cidade de São Paulo. Após problemas da herança, Ricardo foi morar ali e começou sua amizade com Elis, que sempre fugia da casa de seu dono e se abrigava na praça com ele. Uma adoção do cão pelo dono. A segunda cachorrinha, de um amigo que acabou preso por problemas na justiça, se juntou aos dois e ganhou também o nome de uma estrela, Madonna. Ricardo e suas companheiras  vivem de doações e alguns bicos que ele faz como técnico de informática, aqui e ali. Conta que elas se divertem correndo atrás dos pombos e que já foram até Santos, andando e pegando caronas! Ricardo se declara para suas companheiras: ”Preciso de um emprego, e um lugar para morar com elas. Sem elas eu não fico”.

Ricardo, Elis e Madonna. Foto Edu Leporo

Ricardo, Elis e Madonna. Foto Edu Leporo

 

Mas, nem sempre as histórias tem final feliz. Algumas vezes, pessoas veem esses animais de rua e com intuito de oferecer um novo lar para eles, acabam separando os cachorros de seus donos.

O projeto vai além das lentes da câmera e hoje arrecada fundos para cooperar com bem estar desses cachorros e dos moradores de rua. Com a venda do livro, ações sociais são custeadas, como entrega de ração, coleira antipulgas, campanhas de vacinação e castração, além de lançar luz sobre esses seres quase invisíveis, que vivem pelas ruas e dividem com muito amor e respeito o pouco que tem com seus amigos de quatro patas.

Edu Leporo também conta a histórias que presenciou em Portugal e pode afirmar que moradores de ruas e seus cães estão pelo mundo e cheios de histórias para contar.

Portugal. Foto Edu Leporo

Portugal. Foto Edu Leporo

 

Conheça mais esse projeto:

Venda Online: http://www.woufstore.com.br/acao-social-animal
Facebook: https://www.facebook.com/moradoresderuaeseuscaes
Instagram: @moradoresderuaeseuscaes

COMPARTILHE
clubinhopet