O que é Alimentação Natural Caseira e seus benefícios

caolinaria
Quantos tutores já pegaram seu animalzinho fazendo careta e rejeitando aquele alimento que é oferecido diariamente? Aquele que tem a mesma cor, a mesma forma, o mesmo cheiro, a mesma textura, todos os dias em todas as refeições. A alimentação natural caseira nada mais é do que uma explosão de cores e sabores, que tem a função de nutrir e satisfazer não só o paladar, mas também a visão e, principalmente, o olfato.
A alimentação natural caseira (ou AN para os íntimos) deve ser prescrita pelo veterinário ou zootecnista e é baseada na condição de cada animal, de acordo com o seu porte, sua condição de saúde e seu cotidiano e é indicada tanto para cães quanto para gatos.

Alimentação Natural - Foto: Globo.com

Alimentação Natural – Foto: Globo.com

É notável a melhora na qualidade de vida de cães e gatos que fazem uso da AN. Alguns distúrbios comumente apresentados pelos animais, como a coprofagia (ingestão de fezes), tendem a diminuir muito, chegando a desaparecer. O motivo? O cheiro das fezes diminui bastante, o que as torna menos atraentes à ingestão pelo animal.
Outro ponto bastante relevante, que é o mandamento número um da alimentação natural caseira, é: a AN não é o resto da sua comida. Mesmo sendo composta por carboidratos, proteínas animais, legumes e verduras, ela é balanceada para o bichinho e possui uma série de restrições, como a proibição da utilização de condimentos e de alimentos tóxicos para os organismos caninos e felinos.
A AN pode ser classificada em tipos que detalharemos no futuro. Cada animalzinho, com base em suas necessidades, adapta-se melhor a este ou àquele tipo e é bastante interessante identificar as preferências de cada animal. Normalmente pensamos que somos somente nós, os humanos, que gostamos de comer cenoura e não gostamos de espinafre, por exemplo.

Mas, com o passar do tempo da adaptação à alimentação natural caseira, será possível notar que o cãozinho torce o nariz para alface ou que ama batata doce. E isso é, além de saudável, divertidíssimo!

 

COMPARTILHE
clubinhopet